quinta-feira, 29 de maio de 2014

Migas de tomate

Sendo uma mulher do Norte, a minha relação com as migas começou tarde. Hoje em dia, sinto que desperdicei anos de vida ao desconhecer esta maravilha da cozinha portuguesa e tento recuperar o tempo perdido não perdendo uma única oportunidade para comer migas.

As minhas favoritas são as de tomate e foram as primeiras que aprendi a fazer e são uma especialidade que repito sempre que posso dar uma folga à dieta. São óptimas para acompanhar carne de porco e normalmente faço-as com tomate pelado em conserva, mas já experimentei com diferentes molhos e polpas de tomate e também foram boas experiências. Faço assim:


Ingredientes
(4 pessoas)

400 gr de pão de trigo
400 gr de tomate descascado e cortado em cubos
1 cebola média picada
3 dentes de alho
1 folha de louro
1/2 L de caldo de legumes
1/2 dl de azeite virgem extra
1 molho de coentros
Sal e pimenta q. b.

1. Cortar o pão em cubos pequenos e reservar;

2. Preparar um refogado com o azeite, o alho picado, a cebola e o louro. Juntar o tomate e deixar estufar uns 5 minutos em lume brando;

3. Juntar o pão e envolver no preparado. Regar aos poucos com o caldo de legumes, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar, mexendo sempre para ir desfazendo o pão;

4. Assim que o pão estiver desfeito (se necessário, passar a varinha mágica) e as migas apresentarem um tom avermelhado uniforme, juntar os coentros grossamente picados, envolver bem e servir. 

3 comentários:

  1. Adoro migas, e as que mostras estão fantásticas!

    ResponderEliminar
  2. Também sou fã de migas, sabe sempre tão bem!! Ficaram com uma cor mesmo bonita! :)

    ResponderEliminar
  3. Que delicia, ótimo aspecto!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigercao.com

    ResponderEliminar