segunda-feira, 4 de abril de 2016

Broinhas de mel e limão

Publicidades à parte, estou completamente viciada nas broas "Selecção" do Continente. Há de canela, de mel e de mel e limão e são todas óptimas. Às vezes este tipo de pastelaria embalada das grandes superfícies deixa a desejar e peca pelo sabor artificial. Não é o caso e garanto que não recebi nem uma embalagenzinha de graça para escrever este comentário elogioso!

Escusado será dizer que agora me envolvi na missão de tentar igualar as receitas destas broinhas. A principal dificuldade é obter aquela consistência seca mas meio cremosa. A maior parte das receitas com que me deparo são bastante secas, o que é perfeito para acompanhar um chá ou café, mas não é bem o que procuro agora.


Estas broinhas de mel e limão que experimentei este fim de semana são um bom exemplo disso. Ficaram muito boas mas ainda não foi desta que encontrei o que procuro. Se tiverem dicas ou acharem que têm a receita que me vai encher as medidas, deixei-nas nos comentários. Prometo não parar enquanto não encontrar a broinha perfeita!


Ingredientes
(cerca de 30 broinhas)

150 gr de açúcar amarelo
1 colher (chá) de erva doce
1/2 colher (chá) de canela
raspa de 1 limão
100 gr de azeite
130 gr de mel
10 gr de vinho do Porto 
1 ovo
450 gr de farinha de trigo 
1 colher (chá) de fermento em pó
1 gema para pincelar

1. Colocar a casca do limão, o açúcar, a erva doce e a canela no copo e programar 1 min/vel 9;

2. Adicionar o azeite, o mel, o vinho do Porto e o ovo e programar 1 min/vel 3;

3. Juntar a farinha e o fermento e programar 2 min/vel espiga. Deixar a massa repousar cerca de 10 minutos no copo;

4. Pré-aquecer o forno a 180º C e preparar um tabuleiro de forno (com papel vegetal, tapete de silicone ou farinha). Formar pequenas bolinhas de massa e pincelar com a gema de ovo batida. Levar ao forno cerca de 15 minutos.