sexta-feira, 14 de abril de 2017

Carolinoto de alho francês e salmão fumado

É feito com arroz carolino mas a técnica é a de um risotto. Apresento o carolinoto! 

Como já aqui tinha explicado, Portugal tem um dos melhores arrozes para fazer risotto, o carolino. Apesar de ter um grão um pouco mais longo do que as variedades com que, tipicamente, se faz o risotto (como o arbório, por exemplo), com a adição lenta e faseada de água ou caldo quente, o carolino comporta-se como os seus congéneres italianos e vai libertando amido. O amido dá cremosidade ao caldo em que o arroz vai cozendo e ganhando sabor. Quando juntamos um ingrediente luso de excelência e a técnica italiana, o resultado só pode ser perfeito, certo?


Ingredientes
(4 pessoas)

1 alho francês pequeno
1 fio de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chávena (chá) de vinho branco
1 chávena (chá) de arroz carolino
1 l de caldo de legumes (ou água quente)
150 g de salmão fumado
Sumo de 1/4 de limão
Sal e pimenta a gosto

1. Cortar o salmão em tiras, temperar com o sumo de limão e reservar. Cortar o alho francês (só a parte branca) em rodelas finas. Numa frigideira, levar ao lume o azeite e a manteiga. Assim que esta tenha um aspecto semelhante a espuma, colocar o alho francês a refogar em lume brando por uns 5 minutos, mexendo sempre;

2. Juntar o arroz e deixar fritar, continuando sempre a mexer para não pegar. Refrescar com o vinho branco e, assim que o líquido tenha evaporado, juntar caldo apenas até que todo o arroz esteja coberto, temperando com sal e pimenta a gosto;

3. Mexendo sempre, juntar mais caldo e ir repetindo a operação até que o arroz esteja cozido. Após a última adição de caldo, juntar o salmão fumado e envolver bem. Retirar do lume, tapar o tacho e deixar repousar 2 a 3 minutos antes de servir.

1 comentário:

  1. Olá Cristiana,
    antes de mais muito obrigado pela participação na minha rubrica! Fico muito feliz :)
    A receita que traz além de visualmente muito apetitosa, deve ser bem saborosa. Adoro o sabor do salmão fumado conjugado com o arroz. Já fiz uma versão risotto e sei o quão bem funcionam juntos. Também já usei uma vez o carolino em vez do arbóreo, e sim confirmo que tem um comportamento muito idêntico, ficando igualmente cremoso.
    Mais uma vez muito obrigado pela deliciosa participação!
    Um beijinho
    Marta

    ResponderEliminar